Reiki - Terapia Alternativa


Muitos já devem estar se perguntando: o que é Reiki? Outros têm conhecimentos vagos sobre técnicas de terapia alternativa oriental, por isso vou começar descrevendo. Comentem.

Uma ótima e abençoada semana, pessoas lindas! Sou Adriana Zancanaro, designer, consultora de produtos de beleza, acessórios e moda. Fui convidada a fazer parte da equipe de Colunistas Rmm, e com muito carinho aceitei. Então, a partir de hoje, estarei por aqui semanalmente trazendo matérias bem interessantes para compartilhar com vocês.

E para iniciarmos bem e com muita energia positiva, vou trazer o tema Reiki. Para estar trazendo este tema a vocês, além das informações que já tenho devido a ter o nível I eu procurei estudar mais profundamente em livros, apostilas, sites e blogs de Mestres formados.

REIKI – Uma LUZ em seu CORAÇÃO! Uma técnica do CORAÇÃO!

Podemos dizer que é uma antiga arte de cura pela imposição das mãos. Foi redescoberta no Japão durante o século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, monge cristão de origem japonesa, porém, este já era mencionado em sânscrito pelos antigos Sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.

Reiki é uma palavra japonesa que se define como “Energia da Vida Universal”, ou seja, o espaço que nos envolve. O Universo está repleto de infinitas e inesgotáveis energias, e é justamente estas energias, primordiais e criativas, que nos mantém vivos. Por isso podemos dizer que o Reiki constitui a energia da cura natural, e esta passa a fluir de forma poderosa e concentrada através das mãos do canal Reiki.

Para se tornar um Reikiano é preciso receber as iniciações e a transferência de energia de um Mestre Reiki autorizado. Ao iniciar a pessoa perceberá como é fácil “reaprender” a usar esta energia maravilhosa. Por se tratar de Energia Divina, ela pertence a todo o ser humano que estiver disposto a aceitar o “presente das mãos que curam”. Para se ter uma idéia, todos nós já nascemos com esta Energia de Vida Universal, mas por não ser usada esta energia o seu canal no decorrer da vida começa a ficar bloqueado.


REI significa “Energia Universal da Vida”.

KI é a nossa própria energia vital, que flui por meio de tudo aquilo que vive e é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos Hindus como Prana pelos Kahunas como Mana e pelos Chineses como Chi. Esta é também chamada de Energia Vital, Bionergia ou de Energia Cósmica.

Segundo o sistema Usui de Reiki, esta energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída, pois esta imposição é realizada no próprio corpo ou outros seres vivos.

A intensidade de energia transmitida se dá de acordo com as necessidades do que a recebe, sendo que a energia Reiki atravessa toda e qualquer matéria, bem como tecidos, gesso, curativos, metais entre outros.

O Terapeuta é o canal que tem como função transmitir esta energia, porém nada é retirado de sua energia pessoal, muito pelo contrário, ao servir como canal o Terapeuta, acaba também sendo beneficiado e recarregado pela energia cósmica.

Na verdade, assim que concedemos o Reiki, somos muito mais que mero canal, é nesta hora que “somos Reiki, ou seja, a energia universal da vida”. Podemos dizer que é “Deus em nós” realizando a verdadeira obra. Nesta hora tanto o doador de energia quanto o receptor experimentam durante o tratamento, a sensação de auto-cura, ou seja, toda a pessoa que desejar a cura para si ou ofertá-la a outros podem sim se tornar canal de Reiki.

Muitos já me perguntaram se o Reiki tem a ver com algum tipo de religião, e eu digo que não, este não segue qualquer religião ou prática meditativa em geral, e sim fortalece a visão universal dos que o praticam. Tanto que a técnica do Reiki pode sim complementar a tratamentos médicos, bem como massagens, acupressura, acupuntura, massagem reflexiva nos pés, quiropática, terapias respiratórias, drenagem linfática, psicoterapias entre outros, pois as “mãos de Reiki” conseguem irradiar em todo lugar e a qualquer momento, enviando sempre energia curativa.

Por isso é possível dizer que o Reiki constitui grande ajuda a todos que se dedicam ás profissões de cura. Cita-se como profissionais de cura, os médicos, enfermeiros, acompanhantes de enfermos, massagistas, ou seja, todas as pessoas que se dedicam a curar outras pessoas.

A pratica do Reiki faz muito bem, pois ajuda a equilibrar o corpo e a mente, atuando em todos os níveis, que são: físico, emocional, mental e espiritual. Ele incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera possíveis bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras que são o centro da energia, harmoniza o indivíduo e nunca cessa o seu fluir em quantidades ilimitadas. Através do Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual, pois este representa a Graça Divina, que constitui um presente sem limites.

O Reiki pode ser aplicado em todos. Entende-se todos como em seres humanos, plantas, animais, os elementos água, terra, fogo e ar, ou seja, na matéria e no éter, pois tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia. E o Reiki é justamente aplicado na cura e harmonia das pessoas, animais, plantas e no meio físico em que vivemos por isso o Reiki não é uma religião e sim um meio de nos conduzirmos e conduzir melhor as energias que nos cercam.

Pessoas lindas, por hoje é isso. Espero ter contribuído um pouquinho para o conhecimento de todos. Na próxima matéria estarei comentando mais sobre o Reiki. Espero que vocês venham a interagir com este tema super interessante. Muita luz e energia positiva a vocês.

“Ouça os sinais internos que o ajudam a tomar decisões corretas. Sem se importar com o que os outros pensem. Você é a soma de todas as opções que fez até o momento”.




Por Adriana Zancanaro
Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

7 | Divulgue e Comente!

  1. Nossa Dri, ameiiiiiiiiiii!!!!!!!! Muito bom, já to curiosa pela próxima matéria! Parabéns!!

  2. Unknown says:

    Parabéns pela Materia Dri

  3. Bacana saber como a cultura oriental tem para à ensinar e influenciar as nossas atividades e estilo de vida!
    As pessoas que fizeram seções de Reiki que conheço dizem que é muito bom e ajudou de diversas maneiras!
    Dri, parabéns pela matéria...muito massa!
    Abraço do amigo Thiago!

  4. Unknown says:

    Parabéns querida! amo REIKI muito bacana sua matéria mesmo!
    Sucesso sempre...

  5. Olá lindas amizades. Bom dia!
    Obrigada pelos comentários, fico feliz que estejam gostando.
    Alana calma que a próxima matéria já esta a caminho =).
    Leandro querido obrigada por sempre marcar presença.
    Meu amigo Thiago, obrigada também por sempre marcar presença.
    Com certeza a cultura oriental é belissima e temos muito que aprender com eles. Realmente o REIKI é maravilhoso e benéfico.
    Quem ainda não fez e tiver a oportunidade de fazer eu recomendo.
    Mais uma vez amigos obrigada pela presença de vocês por aqui. Voltem sempre, pois esta revista é maravilhosa [ois aborda assuntos bem interessantes.
    Grande abraço e beiijo.
    Adri =)

  6. Muito bacana a materia !
    A cultura oriental e belissima !

  7. Olá Lisley. Obrigada!
    Com certeza a cultura oriental é belissima e tem muito a nos ensinar.
    Um ótimo final de semana.
    Beijos.
    Adri =)